-
Arquitetos: JSa, Manuel Cervantes Céspedes
- Ano: 2016
-
Fotografias:Onnis Luque, Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação de Transferência Multimodal de Cuatro Caminos, que fica na linha 2 do metrô que leva o mesmo nome, está localizada ao norte da cidade, na fronteira que divide a Cidade do México do município de Naucalpan de Juárez.
O projeto transfere a estação para um local de pouco mais de 90.000 m2, onde é proposto um conjunto de edifícios que ordenará os fluxos existentes de usuários e meios de transporte. O desenvolvimento foi planejado em duas etapas: zona sul - a primeira - e zona norte, logo em seguida. Parte da proposta é melhorar o ambiente urbano imediato, ordenando e investindo em equipamentos para a área circundante, oferecendo espaços de segurança e qualidade aos usuários da estação e do entorno.
O projeto, em sua primeira etapa, é composto por uma plataforma tipo doca no térreo, onde serão encomendados cada um dos destinos que partem da CETRAM. Através de uma conexão no primeiro andar, os usuários podem se circular e adentrar a estação Cuatro Caminos, localizada no centro do complexo. Os corredores de conexão entre os diferentes modos de transporte, incluindo táxis e transportes estrangeiros, são equipados com serviços para os usuários, para que possam atender às necessidades no caminho de casa ou no trabalho. O segundo andar tem um conjunto de cinemas e uma praça de alimentação. Uma torre de 18 pavimentos com escritórios será construída no extremo sul da primeira etapa; No total, este primeiro equipamento adiciona 62500 m² a construção.
Os usuários podem acessar a pé através de duas praças de acesso, uma localizada em frente à Avenida dos Engenheiros Militares e a outra com frente à Avenida das Transmissões Militares, local onde ficaram concentradas as manobras e fluxos do transporte público, para que o pedestre não seja diretamente exposto a essa dinâmica.
As fachadas são cobertas com chapas de alumínio cortadas com diferentes padrões enquanto o teto intercala claraboias para que o volume receba luz natural e seja ligeiramente separado dos volumes comerciais para gerar ventilação cruzada. Essa condição, juntamente com a estrutura metálica, gera uma construção visualmente mais leve, na qual toda a construção e o sistema estrutural ficam expostos; acelerando os tempos de construção, diminuindo os custos de manutenção e os acabamentos finais.